Primeiro você precisa saber o que é Oculoplastia:
Oculoplastia é a área da oftalmologia que cuida dos anexos oculares, ou seja: pálpebras, região periocular, vias lacrimais e órbita. Em outras palavras, trata-se do cuidado de todos os elementos que protegem os olhos e a visão. Sejam funcionais ou estéticos, internos ou externos.
O que faz um oculoplástico:
Oculoplástico é o médico oftalmologista especializado nos tratamentos reconstrutivos e estéticos das pálpebras, vias lacrimais e órbitas. Para sua segurança, escolha cirurgiões certificados pela SBCPO.
Eu, Dra. Camila Cheble, sou oftalmologista (CRM-RJ 52.88325-5) e sou especializada (RQE 20524) nesta área específica: Oculoplastia e Vias Lacrimais. Além dos atendimentos clínicos, realizo tratamentos e cirurgias que promovem a saúde e o bem estar do paciente na região ocular. Corrigir, recuperar e capacitar.
Em que um oculoplástico pode ajudar?
Alguns dos atendimentos e cirurgias mais comuns são: Blefaroplastia, a plástica das pálpebras, que é feita para remoção de excesso de pele, gordura e olheiras; Correção de obstrução de vias lacrimais, que é a recuperação dos canais lacrimais. Essa patologia pode ser congênita (bebês nascem assim) ou adquirida por outro problema de saúde ou acidente;
Correção de Ptose, congênita ou adquirida. Em breve resumo, a ptose é a queda de uma ou das duas pálpebras, afetando o paciente enxergar e em recém nascidos pode causar a cegueira se não resolvida.
Além dos citados anteriormente, um Oculoplástico também faz:
Blefaroplastia superior e inferior
Correção de obstrução de vias lacrimais
Correção de ptose congênita ou adquirida
Elevação do supercílio
Correção de entrópio e ectropio
Correção de retração palpebral e lagoftalmo
Retirada de tumores palpebrais
Correção de Triquíase
Enucleação, evisceração e confecção de prótese ocular
Tratamento de Blefaroespasmo
Retirada de Xantelasmas
Retirada de calázio
Na imagem acima, paciente com Cirurgia de Correção de Ptose Palpebral congênita.
Como saber se você precisa de um Oculoplástico
Depende, para sabermos ao certo, responda abaixo:
Você sente algum incômodo visual?
Seus olhos lacrimejam sem parar?
Seus olhos não lacrimejam? No caso, você sente falta de lubrificação?
Você sente um dos olhos mais fechado que o outro?
Você pisca com muita frequência? Ficar sem piscar também é um sinal.
Se você respondeu sim ou concordou com 1 das perguntas acima, com certeza deveria buscar ajuda de um Oculoplástico especializado para se consultar. Alguns problemas comuns que Oculoplásticos costumam ver em consultório, poderiam ser facilmente revertido no início do surgimento.
Algumas pessoas demoram mais tempo para identificar problemas ou procurar ajuda. Isso torna o tratamento mais longo e em alguns casos estressante ao paciente.
É comum ainda encontrar pessoas que desconhecem o mundo de cirurgias e tratamentos oculares. Neste post eu esclareci quem somos, o que fazemos, como podemos ajudar e quem provavelmente pode precisar de ajuda.
É evidente, que se você tem algum problema ou está identificando algo estranho em sua visão, você precisa se consultar com um Oftalmologista. Agora sabendo o que um Oculoplástico especializado faz, você pode ir direto a solução do problema.
Fiquem a vontade para agendar um consulta, estou a disposição para te receber, examinar e tirar todas as suas dúvidas.
AGENDE SUA CONSULTA
Dra. Camila Cheble
Oftalmologia, Oculoplástica e Vias Lacrimais.
CRM-RJ 52.88325-5 | RQE 20524
LEAD AMÉRICAS - BARRA DA TIJUCA
Muito interessante o post. Não sabia antes que existia uma área específica de cirurgia plástica especializada na região dos olhos. Esclarecedor!