Siga essas dicas para prevenir as alergias e infecções nos olhos. Porém, visitas semestrais ou anuais ao oftalmologista é muito importante para crianças, adultos ou idosos.
1. Mantenha cílios e pálpebras limpas
Seus cílios e palpebras precisam ser limpos com soluções específicas. A oleosidade em excesso que é produzida pelas glândulas da borda palpebral acumula gordura, que pode levar à obstrução das glândulas (hordéolo/terçol), evaporação da lágrima (olho seco evaporativo) e aumento do número de bactérias.
2. Cuidado com maquiagem
Não remover a maquiagem com produtos adequados, pode obstruir as glândulas da margem palpebral. Além disso, pode gerar inflamação local, irritação da conjuntiva e da córnea, aumentando o risco de alergias e infecções nos olhos e nas áreas próximas.
3. Lave sempre bem as mãos e evite coçar os olhos
Nossas mãos são porta de entrada para bactérias, vírus e outras substâncias que podem causar irritaçōes, alergias e quadros infecciosos. O hábito de lavar as mãos e evitar coçar os olhos são medidas importantes para prevenir doenças. Utilize sabão neutro e/ou antibactericida.
4. Colírios só devem ser utilizados com prescrição médica
Se automedicar é um erro e pode levar a complicações severas. O uso incontrolado de colírio sem prescrição pode provocar problemas, como:
Conjuntivite química.
Ceratite medicamentosa.
Aumento da pressão intraocular.
Catarata.
Olho vermelho crônico por efeito rebote (causado por colírios contendo vasoconstritores).
5. Objetos pessoais não devem ser compartilhados
Quando você compartilha objetos pessoais, doenças como conjuntivites podem ser recebidas e/ou passadas a frente. Evite utilizar objetos de outras pessoas! Evite toalha de rosto, maquiagem, tapa olhos (aqueles de dormir), acessórios e outros.
6. Cuidado redobrado às lentes de contato
Em caso de descuido, seus olhos podem ser infectados pelo protozoário Acanthamoeba, encontrado na água da torneira, no soro fisiológico e no estojo das lentes, quando não armazenadas e cuidadas adequadamente.
Esse protozoário gera ceratite, que normalmente demanda tratamento de no mínimo seis meses, além de reduzir significativamente a visão do paciente.
7. Óculos em geral são de uso individual e necessários para proteção dos olhos
Os óculos devem se encaixar anatomicamente ao rosto e aos olhos, funcionando como proteção a qualquer exposição. Para quem gosta de nadar, por exemplo, os óculos devem ter uma vedação adequada, impedindo o contato dos olhos com a água, mas sem gerar pressão no globo ocular.
Os óculos escuros, por outro lado, são um aliado contra o sol, estes precisam de proteção UV e UVB.
Dica Extra:
Os óculos escuros também auxiliam no combate ao envelhecimento da pele das pálpebras. Mais um motivo para você investir em bons óculos de sol com proteção adequada. Priorize lojas conceituadas que fornecem certificado de garantia e nota fiscal.
Dra. Camila Cheble
Médica Oftalmologista, Especialista em Oculoplástia e Vias Lacrimais.
CRM-RJ 52.88325-5 | RQE 20524
Agende sua consulta:
HSVP - Tijuca
R. Dr. Satamini, 333.
21 25631107
IDTO - Botafogo
R. Dezenove de Fevereiro, 76.
21 3239 5757
21 2266 1181
21 98755 5757 (WhatsApp IDTO)
Yorumlar